Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo aeroporto de Fort McMurray cria um marco significativo para os visitantes e residentes do Município de Wood Buffalo, no norte de Alberta. A região se caracteriza por sua espetacular geografia e beleza natural, incluindo o bosque boreal e as pradarias. Suas temperaturas sazonais variam de -40°C no inverno e 30°C durante o verão. Economicamente, é sede de uma crescente indústria de areia betuminosa, que impulsionou a pequena comunidade no cenário mundial e contribuiu para um crescimento sem precedentes do lugar; espera-se que a população seja duplicada até o ano de 2030. No quesito social, a rica história da área e sua próspera indústria fomentaram uma enorme diversidade dentro da comunidade residente. Também criaram o impulso para uma grande quantidade de residentes temporários, atraídos pelos empregos, que vão e voltam via área à suas comunidades de origem com certa frequência entre os ciclos de trabalho.
Embora os aeroportos mais concorridos do Canadá tenham visto um crescimento médio anual do tráfego de passageiros de em média, 3% ao ano, o Aeroporto Internacional de Fort McMurray cresceu 25% em 2012 e 213, e continua sendo o aeroporto de maior crescimento no país. Este fato inspirou a Autoridade do Aeroporto de Fort McMurray (FMAA) a criar um novo aeroporto, com um novo edifício terminal, plataforma de aeronaves, rodovias de conexão, vias interiores e áreas de estacionamento.
O projeto de $258 milhões de dólares responde aos desafios únicos deste contexto, enquanto procura definir um lugar digno e significativo para uma comunidade em crescimento cuja identidade está em contínua evolução. O edifício de três pavimentos e 15.000 m2 inclui todas as funções típicas de um aeroporto: o registro de entrada, controle de segurança, chegadas e partidas nacionais e internacionais, espaços de alimentação e pontos de venda, agências de aluguel de veículos e escritórios administrativos para as linhas áreas e para a autoridade do aeroporto.
A localização remota de Fort McMurray, sua mão-de-obra limitada e exigentes restrições influenciaram várias decisões técnicas fundamentais desde o princípio no processo do desenho. Estes fatores combinam com um desejo geral de instituir medidas de construção verde eficientes. O edifício foi construído significativamente com uma fabricação fora do local, com materiais duradouros e tecnologias simples, a fim de garantir a qualidade e minimizar tanto o programa de construção, como o da manutenção no futuro. Esteticamente, o objetivo geral era criar uma presença icônica e memorável na paisagem, junto com uma franqueza na expressão, que conseguira relacionar-se em harmonia com o espírito do local.